Como uma vending machine de bebidas quentes funciona

Como nossas vending machines produzem as bebidas quentes?

Sempre que vou fazer manutenção nas máquinas, percebo que as pessoas param e ficam observando, curiosas para saber como as bebidas são preparadas. Muito bem, vamos contar como funciona essa “bruxaria”.

via GIPHY

Claro que existe todo um sistema eletrônico, de programação que sustenta o funcionamento de uma vending machine, mas hoje vou contar basicamente como a bebida é preparada.

As máquinas automáticas dispõe de sete compartimentos que armazenam açúcar cristal, café em grão, solúveis de cappuccino com sabores de vanilla, avelã e canela (premium), chocolate Itália e leite em pó especial que sozinhos ou combinados produzem treze tipos de bebidas quentes. Também possui um reservatório que recebe a água previamente filtrada e uma resistência para aquecê-la antes de transformar-se em alguma bebida.

Após o processo de compra, a máquina libera um copo, uma colherzinha, o açúcar e então inicia-se a produção da bebida quente.  

Os expressos curto, longo e duplo são produzidos da seguinte forma: os grãos de café são liberados para um moedor transformando-se em pó e despejado em uma prensa, no qual recebe água quente e após filtrado, escorre por uma mangueira até o copo. O expresso curto consiste em café encorpado, mais forte. O expresso longo é a produção do expresso curto, acrescentando mais água deixando o café mais suave. O expresso duplo é duas vezes o expresso curto.        

Para produzir as bebidas solúveis, chocolate quente e cappuccinos avelã, vanilla e premium, a máquina é programada para despejar o solúvel da bebida escolhida pelo cliente junto com água quente em um compartimento que chamamos de copo mixer, no copo mixer a água e o solúvel se misturam e através de uma mangueirinha escorrem para o copo.

As bebidas quentes, expresso com leite e cappuccino são necessários dois processos ao mesmo tempo. A produção de café expresso e a mistura de solúveis com água. 

Para fazer o cappuccino, enquanto o café é produzido, no copo mixer é misturado água com o chocolate e leite em pó, no final a mistura de chocolate com leite se junta ao café no copo.   

A produção de mocaccino também ocorre dois processos simultaneamente, enquanto um copo mixer produz um tipo de cappuccino, em outro copo mixer é produzido o chocolate quente. As duas bebidas escorrem por mangueiras diferentes e se juntam no copo.

Quando termino de explicar como tudo funciona, me respondem: “Nossa! É simples, pensei que fosse mais complicado”. As vezes, quando se observa uma máquina automática que serve bebidas quentes, tem-se a impressão de uma engenhoca complexa, mas na verdade a produção é simples e apresenta um produto de ótima qualidade.

Autor: Lucas Mendes – Gerente da Regional Belo Horizonte

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

posts relacionados