Vending machine no Brasil: identificando um bom ponto e decidindo os produtos

Quando se pensa em iniciar a operação de uma vending machine do zero, muitos negligenciam a sua complexidade e pensam que basta comprá-la, ligar na tomada e esperar o dinheiro cair na conta. O mercado de vending machine, seja em qual segmento que for, envolve uma operação muito mais complexa e uma gestão bem elaborada para que de fato seja um case de sucesso. De fato esse mercado é promissor e há muito espaço em aberto no Brasil, mas nem tudo são flores. Como em todo negócio, vantagens vêm acompanhadas de alguns probleminhas. Nesse post iremos levantar alguns pontos importantes de dois dos fatores cruciais desse negócio: o ponto de venda e os produtos a serem comercializados.

A escolha do ponto

Não é simplesmente comprar uma máquina automática de vendas, alocar em um ponto movimentado e esperar que vai dar certo. É essencial conhecer o perfil do público que deseja atingir, avaliar se o ponto escolhido está alinhado com este público, qual é o fluxo mínimo de movimentação de pessoas que sustente o seu negócio, os horários de funcionamento e a sazonalidade do ponto, o peso e o tamanho da concorrência que vende produtos similares aos que estarão em sua vending machine, as condições ideais sobre infraestrutura, bem como a localização estratégica dentro do estabelecimento para a instalação da máquina automática de vendas.

É imprescindível avaliar se a demanda para o seu tipo de produto está reprimida ou se já é bem atendida com opções disponibilizadas as vezes não por vending machines, mas por outros negócios, como lanchonetes por exemplo. Além disso, tenha paciência e saiba que conseguir bons contratos às vezes leva meses.

Produtos a serem comercializados e sua precificação

É muito importante pensar estrategicamente quais produtos você irá disponibilizar em sua máquina, bem como calcular seus custos, embutindo o custo do produto e todos os demais custos do negócio para chegar ao custo final e assim definir seu preço, sempre de forma alinhada ao mercado, se questionando se o valor é competitivo nas redondezas do ponto aonde irá operar.

Estudar se haverá demanda para o tipo de produto específico que se quer trabalhar nas vending machines é algo muitas vezes negligenciado por muitos, o que pode ser um erro crucial para o negócio. Se tratando de bebidas quentes é muito importante estudar bem quais fornecedores serão utilizados, não pensar apenas no custo do insumo, mas se este gerará fidelidade em seu público, bem como elaborar uma receita/programação que extraia o máximo de consistência e qualidade do insumo, sempre com muito cuidado para que isso não gere um zig zira em sua vending machine com entupimentos e também para não exceder um custeio já realizado.

Se for trabalhar com snacks, com quais fornecedores você irá atuar e qual será o mix de produtos que irá trabalhar? Optando por snacks, há sempre uma dúvida se é uma boa trabalhar com produtos saudáveis ou não, esta é uma pergunta difícil de responder, o que aconselhamos é que ao se tratar disso, não siga a sua intuição, valide as possibilidades antes de investir. Crie e execute pesquisas de mercado e entenda quem é o seu público ideal e aonde ele está. Se o trabalho for com itens de sustância, como sanduíches por exemplo, é importante a criação de um controle de toda a logística de produção, armazenamento, entrega e controle da rápida validade destes itens.

Muita coisa para analisar, não é mesmo? Pois é, a única coisa que a máquina “faz sozinha” é entregar um produto mediante ao recebimento de um pagamento, todo o resto depende de você. O resultado de simplesmente “ir na doida” como alguns fazem, tende a ser o de o investidor em até três meses desistir do negócio e anunciar sua máquina para vender na internet.

Portanto cautela, estudo e planejamento antes de entrar nesse mercado que é tão ou mais complexo que o de negócios convencionais. Além do que trouxemos, é essencial pensar também em como será a integração com sistemas de pagamento (cartões, vales alimentação/refeição, aproximação, pic pay, dentre outros), desenhar seu processo de abastecimento e higienização. Saber executar a manutenção preventiva e as manutenções corretivas, trabalhar um bom branding e provir um ótimo atendimento ao cliente final quando necessário.

Nós da The Hot Machine, com nossa experiência de mais de uma centena de vending machines espalhadas nas 5 regiões do país em quase 4 anos de operação, já fizemos isso tudo e estamos prontos pra te auxiliar com nosso modelo de franquia da vending machine de bebidas quentes, indo desde antes de alocar a máquina, com pesquisas de mercado para avaliação de pontos, te colocando em um de nossos parceiros (possuímos mais de 100 pontos disponíveis para alocação de máquinas em parceiros de todo o Brasil), passando pela instalação da máquina, sua inauguração, toda a capacitação em gestão e indo até uma assessoria permanente em todo o negócio (comercial, gestão e técnica). Com faturamentos indo de 2,5k a 15k por máquina, somos a empresa de vending machine que mais cresce no país e estamos prontos para te ter como membro do nosso time.

Autores:
Lucas Mendes – Gerente da Regional Belo Horizonte
Robson Dequech – Gerente da Regional Goiânia
Pedro Pessatto – Sócio-diretor

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